B-Bender

Ontem eu comecei a preparar "as coisas" para instalar o B-Bender na minha Teleca.
B-Bender é um mecanismo que permite que o músico faça um bend numa corda (a corda sí ou B nesse caso) sem usar dos dedos.



Existem alguns modelos diferentes. Esse ai é da fabricante Hipshot.

http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_list&c=11

Esse video mostra outro modelo de B-Bender e principalmente o que é possível de se fazer com um desses.

http://www.youtube.com/watch?v=uUAULCawbMs

As vantagens desse modelo sobre os outros, na minha opinião são:
1. Preço;
2. Facilidade de instalação;
3. Instalação pouquíssimo invasiva; outros modelos requerem remoção de muita madeira na parte traseira do corpo da guitarra.

E "as coisas" que eu preparei ontem foram só a ponte. (hehehe)

Como a minha Teleca veio com duas pontes, uma vintage de três cavaletes de latão e outra moderna com seis cavaletes de aço, nem precisei desmontar minha pequena ainda.

O primeiro desafio foi fazer um furo na borda da ponte para passar a corda. Tirei todos os cavaletes pra não atrapalharem, danificarem ou sujarem.


A grande dificuldade é achar o ponto certo pra furar. Precisa estar alinhado com a corda e numa altura boa (!?) pra alvanca do B-Bender e pra não fazer muito atrito no cavalete. Resolvi usar o furo da base da ponte como referência.

Ai foi marcar...

E começar a furar...

Usei o meu recém adquirido arco de pua, uma furadeira manual.

Fiquei namorando com ele um tempão antes de ceder à tentação da compra. Devia ter cedido antes...
É excelente para trabalhos mais delicados e precisos e não faz barulho. Dá pra usar de noite, madrugada, qualquer hora.

Taí o comecinho do furo...


O complicado nessa operação é que o furo tem que ficar bem perto da borda superior da ponte e também bem perto do furo do parafuso do cavalete.

Furo feito...


E a ponte já com os cavaletes montados, depois de tirar as rebarbas com uma lima pequena.

Modéstia à parte, ficou muito bom. O furo ficou pertíssimo do parafuso e da borda, sem quebrar a borda!
Vamos ver se vai ficar bom com o resto dos componentes. Mas só nas próximas semanas.